Semana mundial da amamentação: a importância para a saúde de todos

A amamentação é um tema bastante discutido entre médicos e mães, já que muitas são as dúvidas e até tabus sobre esse assunto. Até quando amamentar? Qual é o momento correto de começar a introduzir outros alimentos na dieta do bebê? O leite materno deve ser o único alimento nos primeiros seis meses de vida?

Por isso, neste ano, a Semana Mundial do Aleitamento Materno, que acontece de 1º a 7 de agosto, continua o trabalho de conscientização, desta vez com o tema “Apoie o Aleitamento Materno por um Planeta Saudável”. A campanha pretende abordar os impactos da alimentação infantil no meio ambiente e também nas mudanças climáticas, além de ser um ato para proteger, promover e apoiar o aleitamento materno para a saúde como um todo.

Segundo dados do Ministério da Saúde, a amamentação tem um papel fundamental na primeira infância, mas que se estende por toda a vida. O leite materno reduz em 13% a mortalidade até os cinco anos, evita diarreia e infecções respiratórias, diminui o risco de alergias, diabetes, colesterol alto e hipertensão, leva a uma melhor nutrição e reduz a chance de obesidade. Além disso, o ato contribui para o desenvolvimento da cavidade bucal da criança e promove o vínculo afetivo entre a mãe e o bebê.

De acordo com Rosana Cláudia Pereira, farmacêutica da rede de Drogarias Poupe Mais, por meio do leite materno o bebê recebe e desenvolve uma série anticorpos. “Esse processo é natural e vai fazer com que a criança comece a desenvolver sua imunidade, por isso destacamos tanto a importância de se amamentar, pelo menos, no primeiro ano de vida”, esclarece.

Além dos próprios cuidados, estudos indicam que crianças amamentadas desenvolvem menos doenças como hipertensão e diabetes, contribuindo para a evolução da saúde pública do País.

BANCO DE LEITE HUMANO

Apesar de todos os benefícios trazidos pela amamentação natural, esse ato pode ser mais difícil para algumas mulheres, por diversos motivos. A produção de leite pode não acontecer da forma esperada, com falta/excesso, provocando dores ou até problemas com o bico e a pega correta, por exemplo, que podem dificultar esse momento.

Nesse caso, os Bancos de Leite Humano ajudam e muito neste sentido. Esses são os locais responsáveis por fazer a ponte entre famílias com recém-nascidos que precisam da alimentação materna e mulheres que produzem o leite além do necessário.

Em Guarulhos, cidade onde a Poupe Mais também é presente, a unidade especial de saúde que faz esse atendimento em parceria com a prefeitura fica na Travessa Orsi, 47 – Jardim das Hortências. O telefone para tirar as dúvidas é o (11) 2408-4991 e 2408-6243. Por conta da pandemia de Covid-19, os horários podem mudar.

Você pode conhecer mais sobre essa rede do bem clicando aqui.

CUIDADOS NA ALIMENTAÇÃO DA MULHER

Mesmo depois de todos os cuidados com alimentação que a mãe teve durante a gestação do bebê, após o parto ainda é necessário continuar com uma dieta saudável e se atentar para alguns alimentos que podem ser prejudiciais para o recém-nascido. Você pode conferir essa matéria com todas as dicas em nosso último texto no Blog da Poupe Mais, ou clicando aqui.

Compartilhe essa dica

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email